Reservatório vai reduzir impactos das chuvas na Avenida Teresa Cristina, ponto de tradicional alagamento na capital
Prefeito em exercício de Belo Horizonte, Álvaro Damião visitou, no dia 20 de janeiro, a bacia de detenção B5, obra fundamental para conter enchentes na região da Avenida Teresa Cristina. Com investimento de R$ 66 milhões, a estrutura já está operando com sua capacidade máxima de 270 milhões de litros d’água, restando apenas os acabamentos urbanísticos e paisagísticos, previstos para conclusão até o fim do ano.
“Essa intervenção é fundamental para reduzir os impactos das chuvas na Teresa Cristina, ponto de tradicional alagamento na capital. A bacia vai mudar a realidade de quem mora no entorno da avenida”, destacou Álvaro Damião.
Localizada na Vila Sport 2, entre a Avenida Amazonas e a linha férrea, a B5 faz parte de um conjunto de medidas para minimizar alagamentos em Belo Horizonte e também em Contagem.
“Estamos vendo os resultados das obras antes mesmo de estarem totalmente finalizadas. O mais importante é que não registramos mortes pelas chuvas, e os danos materiais foram reduzidos significativamente”, ressaltou o prefeito. “Nossa missão é acompanhar todas essas obras de perto, monitorar sua operação e demandar as intervenções necessárias para garantir o pleno funcionamento”, completou.
A Prefeitura de BH também implantou outras bacias de contenção nos últimos anos, como a do Córrego Bonsucesso (250 milhões de litros) e as do Córrego Túnel/Camarões (400 milhões de litros). Com as ações concluídas, mais de 1 bilhão de litros de água podem ser retidos em momentos de chuvas intensas, garantindo mais segurança para a população.
Prefeito de BH foi um dos painelistas desta quarta-feira (9) no evento internacional “PPP Américas 2025”, realizado em Lima, no Peru
Conversa fez parte da agenda do Prefeito na capital peruana, onde é um dos convidados do evento do BID para discutir parcerias público-privadas
Prefeito de BH reforçou a importância de políticas públicas que diminuam a discriminação e reforçam a inclusão social