BELO HORIZONTE

Centro de Saúde no bairro Jardim Montanhês ganhará nova sede

Álvaro Damião faz visita técnica para acompanhar as obras que vão melhorar a infraestrutura do local

Crédito Rodrigo Clemente-PBH

A Prefeitura de Belo Horizonte segue investindo na ampliação e modernização da rede municipal de saúde. Nesta sexta-feira (14/03), o prefeito em exercício, Álvaro Damião, participou de uma visita técnica ao Centro de Saúde Jardim Montanhês, na região Noroeste. A unidade ganhará uma nova sede, com mais infraestrutura para o atendimento dos usuários, incluindo melhor acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e condições aprimoradas para os servidores.

 

A nova sede será construída no mesmo endereço da atual e passará de sete para 17 consultórios, sendo um odontológico. A estrutura contará com salas de espera amplas, triagem, salas de procedimentos, curativos, coleta, vacinação, higienização e espaço multiuso. Enquanto a obra estiver em andamento, o atendimento será transferido para outro local, ainda a ser definido. Atualmente, o Centro de Saúde Jardim Montanhês atende cerca de 20 mil pessoas cadastradas e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

 

“Belo Horizonte é referência para o Brasil inteiro na construção de parcerias público-privadas, que viabilizam obras importantes como esta. No total, faremos 10 novos postos de saúde para atender melhor a população. E a nova estrutura também dará melhores condições de trabalho aos profissionais da saúde que são os responsáveis por atender aqueles que precisam do serviço”, disse Damião. 

 

O investimento na construção da unidade será de R$ 1.886.822,04. Esse valor faz parte de um novo aditivo contratual assinado pela Prefeitura e publicado no Diário Oficial do Município (DOM) em 19 de fevereiro, viabilizando a construção de novos centros de saúde por meio de Parceria Público-Privada (PPP). No total, serão investidos R$ 18.868.220,40 nesses equipamentos de saúde.

Durante a visita, o prefeito reforçou o compromisso da administração municipal com a saúde pública e destacará os investimentos feitos no setor. “Nosso objetivo é oferecer um atendimento mais humanizado e eficiente para a população. Estamos trabalhando para ampliar a rede e garantir que os cidadãos tenham acesso a serviços de qualidade perto de suas casas”.

 

O novo centro de saúde faz parte do plano de expansão da rede municipal e seguirá o modelo padronizado das unidades construídas por meio da PPP, garantindo que a responsabilidade pela obra e manutenção fique com a iniciativa privada, enquanto a Secretaria Municipal de Saúde continua responsável pelos atendimentos 100% pelo SUS. A previsão é que a obra seja entregue em até 11 meses após seu início, previsto para o primeiro semestre de 2025.

 

Além do Centro de Saúde Jardim Montanhês, o novo aditivo contratual contempla a reconstrução de outras nove unidades e a construção de um novo centro na Regional Leste (Parque Centenário), beneficiando mais de 154 mil usuários. As unidades contempladas são:

  • Leste: Centro de Saúde Novo Horizonte e Centro de Saúde Parque Centenário;
  • Nordeste: Centro de Saúde Conjunto Paulo V;
  • Noroeste: Centro de Saúde Jardim Montanhês, Centro de Saúde Califórnia e Centro de Saúde Pindorama (Elza Martins);
  • Norte: Centro de Saúde Jardim Felicidade;
  • Oeste: Centro de Saúde Vila Leonina;
  • Pampulha: Centro de Saúde Santa Rosa;
  • Venda Nova: Centro de Saúde Minas Caixa.
  •  
Continue lendo
Álvaro Damião fala para líderes de 25 países e destaca a importância das PPPs para oferecer melhores serviços públicos

Prefeito de BH foi um dos painelistas desta quarta-feira (9) no evento internacional “PPP Américas 2025”, realizado em Lima, no Peru

Álvaro Damião defende voo direto entre BH e Lima em encontro com embaixador brasileiro no Peru

Conversa fez parte da agenda do Prefeito na capital peruana, onde é um dos convidados do evento do BID para discutir parcerias público-privadas

Álvaro Damião participa de evento em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Prefeito de BH reforçou a importância de políticas públicas que diminuam a discriminação e reforçam a inclusão social