BELO HORIZONTE

Álvaro Damião celebra o maior Carnaval de BH de
todos os tempos

Balanço da festa teve números superlativos, boa aceitação do público e ótima movimentação do comércio e rede hoteleira

Crédito Rodrigo Clemente-PBH

“Belo Horizonte realizou, em 2025, o maior Carnaval de sua história. E isso não é só uma questão de opinião, não. São os números que comprovam isso de forma objetiva”. Assim o prefeito em exercício Álvaro Damião iniciou sua fala em evento realizado na manhã desta terça-feira (11/03), na sede da PBH, onde foi apresentado um balanço final da festa.

 

Os números, conforme destacou Damião, foram superlativos. Durante os 23 dias de folia, houve 460 desfiles de blocos em todas as regionais, sendo que em 99 foram realizados pela primeira vez. O total de foliões que circulou por todos os blocos alcançou a cifra de 6,05 milhões, incluindo 270,5 mil turistas. Um total de R$ 1,2 bilhão foi injetado na economia local, com geração de 20 mil empregos diretos e indiretos.

 

O prefeito em exercício fez questão de agradecer o esforço de toda a estrutura da PBH envolvida, com destaques para a Belotur, SLU, Guarda Municipal e BHTrans. “A Prefeitura só organiza o Carnaval, mas a festa é do povo. Costumo dizer que nosso Carnaval não é o do abadá, dos cortejos pagos, mas sim é o Carnaval em que as pessoas vão atrás do trio. Mas para que tudo isso funcione de forma segura para todos, tivemos um empenho extraordinário de todas as nossas instituições e das pessoas envolvidas. Este foi o melhor e mais seguro Carnaval do Brasil. Queria também agradecer ao patrocínio da Ambev e da CDL”, destacou.

Damião citou pesquisa realizada pela Belotur que trouxe outros dados importantes, revelando que a festa obteve avaliação média de 8,8 dos participantes (maior do que ano passado). Além disso, 83,8% dos foliões relataram que suas expectativas foram atendidas plenamente ou superadas. Dentre os visitantes e moradores de BH que declararam ter participado de edições anteriores do Carnaval, 70,4% afirmaram que o evento melhorou e 93% recomendam a folia. Dentre os quesitos mais citados como positivos estão a organização (37,9%), segurança (26,2%) e infraestrutura (21,6%).

 

Outros números destacados pelo prefeito mostram que os desembarques na Rodoviária aumentaram 7,16% em relação ao ano passado: foram 87.514 em 2025 e 81.660 em 2024. Já no Aeroporto Internacional de Confins, foi registrada a movimentação de 220.718 mil passageiros durante o Carnaval, aumento de quase 26% em relação a 2024. Durante toda a folia, em especial entre 1º e 4 de março, o setor hoteleiro teve taxa de ocupação de 76,73%, ante 71,36% do último ano. Na região Centro-Sul, a média foi de 82,10% de ocupação, contra 80,89% em 2024, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIHMG).

 

Além de um grande aparato de segurança, que contou, além de efetivo da Guarda Municipal, com apoio da Polícia Militar, a limpeza foi outro destaque. Os garis recolheram 1.048 toneladas de resíduos nas áreas de desfiles dos blocos de 15 de fevereiro a 9 de março. De 1º a 5 de março foram coletadas 695 toneladas. Cerca de 1.500 garis atuaram em todas as regiões da cidade, limpando as vias antes da passagem dos blocos, durante os desfiles e depois da dispersão das pessoas, incluindo a lavação.

Continue lendo
Álvaro Damião fala para líderes de 25 países e destaca a importância das PPPs para oferecer melhores serviços públicos

Prefeito de BH foi um dos painelistas desta quarta-feira (9) no evento internacional “PPP Américas 2025”, realizado em Lima, no Peru

Álvaro Damião defende voo direto entre BH e Lima em encontro com embaixador brasileiro no Peru

Conversa fez parte da agenda do Prefeito na capital peruana, onde é um dos convidados do evento do BID para discutir parcerias público-privadas

Álvaro Damião participa de evento em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Prefeito de BH reforçou a importância de políticas públicas que diminuam a discriminação e reforçam a inclusão social